Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23833

Comparte esta pagina

Título : Jogos populares, crianças e brincadeiras de rua em Vitória de Santo Antão – Pernambuco: tecendo linhas e elos dessa figuração social
Autor : PAIXÃO, Rosemere da Silva
Palabras clave : Jogos Recreativos; Relações Interpessoais; Crianças
Fecha de publicación : 21-feb-2018
Citación : PAIXÃO, R. S.
Resumen : O presente trabalho aborda o tema do jogo popular vinculado ao conceito de figuração social que tomamos de empréstimo de Norbert Elias e que nos ajudou a pensar como certa configuração é construída pelas crianças que vivem no interior de Pernambuco quando interagem entre si através do jogo. O texto visa atender a um dos requisitos para obtenção do título de graduada na Licenciatura em Educação Física pelo Centro Acadêmico de Vitória, da Universidade Federal de Pernambuco e o objetivo central foi o de investigar a relação que se estabelece entre a rua e o brincar das crianças que vivem na cidade de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. Para fins de alcance desta meta nós inicialmente realizamos um mapeamento dos locais de prática dos jogos populares entre as crianças do referido município; também caracterizamos como acontece tal prática; e ainda procedemos a uma análise da relação do brincar e jogar como meios de constituição de uma figuração social que liga a crianças desse cenário. Dentro desse arranjo social complexo o método do qual nos valemos aponta para a pesquisa qualitativa que fora fundamental para compreendermos o que elegemos no quadro da pesquisa empírica. Neste particular, fizemos uso de alguns instrumentos tanto para construção como para análise, dentre eles: observação, levantamento bibliográfico e documental, mídias visuais, fichamentos bibliográfico e documental, arquivos de dados de anotações, organização dos dados em temas e contextualização e interpretação do significado de imagens, análise de conteúdo. A pesquisa, a partir de nosso lugar, nos aponta diversas coisas e fatos, entre os quais citamos que a constituição do cenário das brincadeiras populares é algo vivo, real. E, que as linhas e elos que marcam o contexto são tecidos com uma vivacidade que parece ser algo singular das crianças, que encontram no brincar e jogar uma forma de estabelecer e construir sua própria identidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23833
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PAIXÃO,ROSEMERE DA SILVA.pdf1,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons